segunda-feira, 2 de abril de 2012

Inclusão Digital : Escola, Tecnologia e Sociedade

          Inclusão Digital : Escola, Tecnologia e Sociedade

Incluir digitalmente significa democratizar o acesso as tecnologias e aproveitar esse suporte para melhorar as condições de vida, inserindo todos nessa nova sociedade.
Na sociedade atual o computador é uma ferramenta muito útil e importante, não somente por ter mudado a vida das pessoas, mas por ter alterado a forma como a sociedade se organiza e se comunica, estabelecendo relações entre si e com o conhecimento.
Atualmente vivemos a era digital em que a tecnologia se faz presente e necessária a vida de qualquer cidadão. Se olharmos em volta por toda parte lá está ela: ao assistir televisão, ao acessar a internet, utilizar um caixa eletrônico, verificar multas de trânsito, trocar mensagens com o outro lado do planeta, estudar, pesquisar, etc. Sendo assim o domínio de tecnologias de computação torna-se um fator essencial para um individuo estar incluído e participando de forma ativa na atual sociedade.
Sem educação atualizada e voltada a revolução da informação e do conhecimento, a sociedade e todo o nosso país para. Não somente de professores e alunos se faz a educação, mas também de métodos e aproveitamento de oportunidades. Nunca em toda nossa existência foi tão fácil obter informação. Em contra partida, nunca foi tão difícil fazer com que milhares de pessoas compartilhem a informação e adquiram novos conhecimentos. É preciso aproveitar o desejo de mudanças do povo para educarmos a todos em tecnologia. Desta forma poderemos dar as gerações futuras condições de reconhecerem aquilo que é bom e aquilo que não é bom para si mesmos e formas de participar na sociedade como sujeitos critico construtivos  e participativos de nosso país.
Sendo a escola norteadora do conhecimento tem o dever de acompanhar esse processo de desenvolvimento da sociedade moderna visando o crescimento do aluno, pois hoje "educar" significa ser capaz de entender e fazer uso da tecnologia em favor da educação.

6 comentários:

  1. adorei seu trabalho te adoro muito lei depois agora e so para fazer de conta bjinho

    ResponderExcluir
  2. Agora não bastasse o Face temos um blog!!! kkk

    ResponderExcluir
  3. Verdade Lu! Não podemos fingir que a tecnologia não faz parte do nosso cotidiano, portanto, o processo educacional não pode ficar de fora do uso das tecnologias em prol da aprendizagem de seus educandos. Mas para que isso ocorra com qualidade, os profissionais devem capacitar-se constantemente, pois a evolução tecnológica ocorre a passos largos, enquanto a educação engatinha, infelizmente

    ResponderExcluir